Novembro Azul - Saúde do Corpo e da Mente
- Gustavo Leal
- 28 de nov.
- 3 min de leitura

Psicólogo Gustavo Leal
CRP 04/37281
O mês de novembro convida ao cuidado da saúde masculina em relação ao câncer de próstata, este que apresenta a maior taxa de incidência de doenças oncológicas entre o público masculino. Mas podemos aproveitar a oportunidade da temática do mês para tratarmos não somente deste cuidado como também ampliar nosso olhar sobre ele abordando como o trabalhar em questão do diagnóstico, o tratamento, os efeitos sobre a vida do sujeito, a influência sobre suas relações pessoais e profissionais, assim como ampliar o olhar para outras questões como cuidados emocionais e psicológicos.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é um órgão localizado na base da pelve logo abaixo da bexiga e que “abraça” a uretra. Sua função é de produzir um fluído que protege e nutre os espermatozoides. A próstata também tem papel no auxílio da ejaculação impedindo a bexiga de “vazar” durante o ato sexual a comprimindo.
Órgãos sexuais possuem uma alta taxa de divisão celular o que está diretamente relacionado a aumento da possibilidade de ocorrência de doenças oncológicas. A próstata é hoje o órgão masculino com maior incidência de cânceres em homens sendo sua ocorrência mais possível de acontecer após os 50 anos de idade do indivíduo. Quanto mais velha a pessoa maior a probabilidade de desenvolver algum tipo de câncer em sua vida, por isso é comum pessoas idosas acima dos 70, 80 anos eventualmente apresentarem algum tipo de adoecimento oncológico.
O câncer de próstata pode ser de baixo ou rápido desenvolvimento a depender de diversos fatores como acontece comumente em doenças oncológicas.
O aumento da próstata não necessariamente significa a ocorrência de um câncer, mas é um possível indicativo e deve ser feito o diagnóstico para identificamos ou não da existência de tumor. O nome para o aumento do órgão é a hiperplasia prostática e em alguns casos pode ser tratada a base de medicamentos para impedir a continuidade de seu aumento ou mesmo alcançar sua redução de tamanho. Em casos de câncer positivo o tratamento pode demandar sessões de quimio e radioterapia e eventualmente a cirurgia para retirada da próstata afetada.
O maior medo sobre o câncer de próstata para os homens é a possibilidade de desenvolvimento de impotência sexual a partir da sua retirada. Este problema ocorre devido a ser uma região com muitas terminações nervosas responsáveis pelo processo de ereção do órgão genital masculino. Anteriormente as cirurgias eram realizadas manualmente o que acarretava uma possibilidade maior de dano aos nervos da região e consequente resultado da impotência. Com o surgimento das cirurgias robóticas esta possibilidade teve uma redução de ocorrência e pacientes relatam que após certo período de recuperação (em que é esperado de fato uma dificuldade de ereção do pênis devido aos processos de cicatrização) a recuperação parcial ou total do indivíduo e da sua capacidade de sustentar uma ereção.
O câncer de próstata é diagnosticado pelo exame de toque e o exame de sangue, o PSA. A partir do diagnóstico positivo podem ser realizados exames de biópsia e imagem para ver a dimensão e malignidade do câncer para a avaliação do tratamento necessário.
Saúde Mental Masculina
O mês de novembro foi proposto como tema para atenção ao câncer de próstata devido à baixa incidência de cuidados masculinos quanto a sua saúde. Espelhando a campanha do Outubro Rosa (câncer de mama), o mês de novembro é voltado para o público masculino.
Lidar com o câncer de próstata, ou doenças oncológicas de forma geral, envolve lidar com medos e preocupações diversas, sejam em relação a morte, a mutilação, efeitos diversos ao corpo (quedas de cabelos, por exemplo) e identidade de maneira geral.
Lidar com este tipo de doenças pode afetar tanto a saúde física quanto emocional. Pacientes em tratamento muitas vezes necessitam passar por procedimentos debilitantes como as quimioterapias, necessitarem se afastar do trabalho por tempos indefinidos o que pode acarretar preocupações financeiras somados aos gastos elevados com tratamentos. Quando alguém adoece de um câncer ele não adoece sozinho, as pessoas ao seu redor que o acompanham também podem ser afetadas pelas difíceis rotinas que eventualmente poderão surgir. Por esta razão e tantas outras que procurar cuidar da saúde masculina é cada vez mais importante. Não apenas um cuidado com você, mas com os seus. Para além de preconceitos buscar atenção a sua saúde é motivo de responsabilidade com a vida de todos.
A terapia mostra papel importante dentro do tratamento do câncer, pois ela busca estar presente e ajudar a auxiliar o paciente e as pessoas ao seu redor a lidar com as diferentes etapas do processo (diagnóstico, tratamento, até sobre a morte).
A comunicação sobre medos e apreensões é parte do entendimento de que temos o direito de sentir, lidar com tais momentos e buscar compreender como podemos passar por eles da melhor forma possível.


Comentários